Glossário de Sustentabilidade

ADVOCACY
Fazer advocacy, segundo a Escola de Direito da Universidade de Harvard, é buscar apoio para uma causa ou para que uma pessoa ou um grupo possa exercer os seus direitos já adquiridos. Por exemplo: no Brasil, uma ONG faz advocacy para que crianças pobres possam ter educação de qualidade, um direito garantido pela Constituição Brasileira, mas não exercido por uma série de motivos.
Fonte: Harvard Business review – julho/2007

AGENDA 21 
Programa de ações do Ministério do Meio Ambiente que visa concretizar objetivos do desenvolvimento sustentável definidos no Rio de Janeiro, em 1992, durante a Segunda Conferência da Terra, patrocinada pela ONU. Os países que se comprometeram a implementá-la devem aplicá-la nos âmbitos nacional, regional e local. Com isso, cidades e comunidades são incentivadas a colocar em prática uma política de desenvolvimento sustentável. No Brasil, já existem mais de 150 Agendas 21 locais em andamento. 
Fonte: http://mma.gov.br

ALIMENTOS ORGÂNICOS
A Lei Federal nº 10.831, de 23 de dezembro de 2007, considera o sistema orgânico de produção agropecuária aquele em que se adotam técnicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais e a minimização da dependência de energia não renovável e empregando métodos culturais, biológicos e mecânicos para a proteção do meio ambiente. 
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leiS/2003/l10.831.htm

AMBIENTALMENTE AMIGÁVEL (ECOFRIENDLY)
O termo aplica-se às atitudes ecologicamente corretas, tomadas por empresas, instituições ou pessoas. Atesta que elas agem em concordância com o que há de mais sustentável naquele segmento. 
Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br

AQUECIMENTO GLOBAL
É o resultado do lançamento excessivo de gases de efeito estufa, sobretudo dióxido de carbono (CO2), na atmosfera. Esses gases formam uma espécie de cobertor, cada dia mais espesso, que torna o planeta cada vez mais quente e não permite a saída da radiação solar.
Fonte: http://www.wwf.org.br

BIODEGRADÁVEL
São características de substâncias naturais ou com elementos naturais que, ao entrar em contato com o solo, 
sofrem um processo de decomposição, integrando-se a esse solo, sem causar poluição.
Fonte: http://www.iflorestal.sp.gov.br/publicacoes/serie_registros/ifserreg34/terminologiapdf.pdf

BIODIVERSIDADE
Conjunto de todas as espécies de seres vivos do planeta, é a célula mãe do desenvolvimento sustentável, pois afeta a qualidade da vida humana e constitui um componente essencial da sustentabilidade de toda a atividade humana, incluindo a atividade econômica.
Fonte: www.cebds.org.br

CADEIA DE VALOR
Conceito criado por Michael Porter em que se desagrega uma empresa em atividades estratégicas para se compreender o comportamento dos custos, as fontes de receitas e os potenciais de diferenciação. Trata-se de identificar as atividades, dentro de uma empresa, que agregam valor aos produtos e/ou serviços que a empresa vende e que, como consequência, geram recursos, podendo ser fontes de diferenciação competitiva. O conceito também se aplica ao conjunto de empresas de uma mesma cadeia de abastecimento.
Fonte: http://www.mitsloan.mit.edu

CARTA DA TERRA
A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação.
Fonte: http://www.cartadaterrabrasil.org

CONSUMO CONSCIENTE
Consumir de forma consciente é buscar o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando as consequências positivas desse ato não só para si mesmo, mas também para as relações sociais, a economia e a natureza. O consumidor consciente busca disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações.
Fonte: http://www.akatu.org.br

COMÉRCIO SOLIDÁRIO / COMÉRCIO JUSTO / COMÉRCIO EQUITATIVO OU FAIR TRADE
Fluxo comercial diferenciado, baseado em justiça, solidariedade e transparência, para o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários no país. Dentre os seus princípios, destacam-se: condições dignas de trabalho e remuneração às atividades de produção, agregação de valor e comercialização e a sustentabilidade socioambiental das redes de produção e comercialização; preservação do meio ambiente; e valorização da diversidade étnica e cultural nas relações comerciais.
Fonte: http://www.mte.gov.br/ecosolidaria/prog_organizacao_sistema.asp

CONVENÇÃO DA MUDANÇA DO CLIMA
Acordo internacional, assinado por 175 países mais a União Europeia, para reconhecer a mudança do clima como uma preocupação comum da humanidade. Os governos que a assinaram tornaram-se Partes da Convenção, propondo-se a elaborar uma estratégia global para proteger o sistema climático para gerações presentes e futuras. A Convenção estabelece a necessidade do compartilhamento do ônus na luta contra a mudança do clima.
Fonte: Efeito Estufa e a Convenção do Clima, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável (BNDEs)

CONVENÇÃO SOBRE DIVERSIDADE BIOLÓGICA (CDB)
É um dos mais importantes instrumentos internacionais relacionados ao meio ambiente e funciona como um "guarda-chuva" legal/político para diversas convenções e acordos ambientais mais específicos. A CDB é o principal fórum mundial na definição do marco legal e político para temas e questões relacionados à biodiversidade (168 países assinaram a CDB e 188 já a ratificaram, tendo estes últimos se tornado parte da Convenção). 
Fonte: http://www.cdb.gov.br/cdb

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. 
Fonte: http://www.wwf.org.br

ECOEFICIÊNCIA
A ecoeficiência é alcançada mediante o fornecimento de bens e serviços, a preços competitivos, que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, ao mesmo tempo em que se reduz progressivamente o impacto ambiental e o consumo de recursos, ao longo do ciclo de vida, a um nível, no mínimo, equivalente à capacidade de sustentação estimada da Terra. 
Fonte: http://www.cebds.org.br (Conceito Elaborado pelo World business Council For Sustainable Development – WBCSD, em 1992).

ECOSSITEMA
É um complexo dinâmico de plantas, animais, micro-organismos e características físicas ambientais que interagem umas com as outras. Os serviços dos ecossistemas são os benefícios que o homem aproveita dos ecossistemas, os quais são produzidos pelas interações dentro do ecossistema.
Fonte: http://www.cebds.org.br/cebds/pub-docs/pub-mea-oportunidadesempresas.pdf

ECOFRIENDLY – ver Ambientalmente Amigável

EFEITO ESTUFA
O efeito estufa é um fenômeno natural para manter o planeta aquecido. Dessa forma, é possível a vida na Terra. O problema é que, ao lançar muitos gases de efeito estufa (GEEs) na atmosfera, o planeta se torna cada vez mais quente, o que pode levar à extinção da vida na Terra.
Fonte: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/meio_ambiente_brasil/clima/mudancas_climaticas

FOOTPRINT – ver Pegada Ecológica

GOVERNANÇA CORPORATIVA
Surgiu para superar o “conflito de agência”, decorrente da separação entre a propriedade e a gestão empresarial. Nessa situação, o proprietário delega a um agente especializado o poder de decisão sobre sua propriedade. No entanto, os interesses do gestor nem sempre estão alinhados com os do proprietário, resultando em um conflito de agência. A preocupação da governança corporativa é criar um conjunto eficiente de mecanismos para assegurar que o comportamento dos executivos esteja alinhado ao interesse dos acionistas. 
Fonte: http://www.ibgc.org.br

GREENWASHING - ver Lavagem Verde

GLOBAL REPORTING INITIATIVE (GRI)
É uma organização não governamental internacional, com sede em Amsterdã, na Holanda, cuja missão é desenvolver e disseminar globalmente diretrizes para a elaboração de relatórios de sustentabilidade utilizados 
voluntariamente por empresas do mundo todo. Embora as Diretrizes para Relatórios de Sustentabilidade da GRI pretendam, em longo prazo, ser aplicáveis a todos os tipos de organização, o trabalho inicial é dirigido a organizações empresariais.
Fonte: www.globalreporting.org

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE)
Lançado em 2005, pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o iSE oferece um indicador para as ações de empresas comprometidas com a responsabilidade social e a sustentabilidade e que promovam boas práticas de governança corporativa. 
Fonte: http://www.bovespa.com.br

INVENTÁRIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA
É o primeiro passo para que uma organização contribua para o combate à mudança do clima, pois determina a quantidade e a origem (fontes) das emissões a serem reduzidas. O inventário de emissões é uma espécie de raio-X que se faz em uma empresa, grupo de empresas, setor econômico, cidade, estado ou país. Fazer a contabilidade em GEE significa quantificar e organizar dados sobre emissões com base em padrões e protocolos e atribuir essas emissões corretamente a uma unidade de negócio, empresa, país ou outra entidade.Um inventário de emissões deve ser estabelecido como um processo contínuo, que permita identificar a evolução dos esforços de mitigação de uma instituição ou região e aprimorar essas medidas progressivamente. 
Fonte: GHG Protocol Brasil.

IMPACTO AMBIENTAL
Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, que, direta ou indiretamente, afetem: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais. 
Fonte: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=23

LAVAGEM VERDE / MAQUIAGEM VERDE / GREENWASHING
Usado para descrever o ato de enganar os consumidores sobre as práticas ambientais de uma empresa ou os benefícios ambientais de um produto ou serviço. O termo greenwashing, da língua inglesa, surgiu nos anos 1990, da junção de duas palavras: green (verde) e wash (lavar), em referência à prática de whitewash, nome dado a um tipo de tinta branca barata (tipo a pintura a cal, no Brasil) usada para pintar fachadas de casas com o objetivo de disfarçar a sujeira. 
Fonte: http://www.stopgreenwash.orsg/

LOOBY RESPONSÁVEL
Fazer lobby significa tentar influenciar o pensamento de legisladores ou outros atores políticos a favor de (ou contra) uma causa específica. O termo lobby responsável se refere ao lobby - feito por um grupo de pessoas engajadas em causas socioambientais ou tidas como 'politicamente corretas' pela maioria da sociedade - para tentar influenciar legisladores ou outros atores políticos a favor de (ou contra) uma causa específica. Normalmente os beneficiarios desa causa são a própria sociedade.
Fonte: http://www.apc.org (Association For Progressive Communications)

MARKETING VERDE
Comunicação dos produtos que faz referências às características de respeito ao meio ambiente inerentes a eles e/ou aos processos de sua fabricação e de contribuição ao desenvolvimento local. Nesse caso, a intenção tende a ser prioritariamente promocional: as mensagens procuram vender produtos “verdes” de empresas que os veem como oportunidades de negócio.
Fonte: Sustainability Communication – A Toolkit for Marketing and Advertising Courses (2007) – UNEP

MATERIALIDADE
Princípio que pressupõe que as empresas, ao relatarem suas atividades, devem cobrir temas e indicadores que reflitam os impactos econômicos, ambientais e sociais significativos a ponto de influenciarem substancialmente as avaliações e as decisões dos diversos stakeholders. A materialidade é o limiar a partir do qual um tema ou indicador se torna suficientemente expressivo para ser relatado. A partir desse limiar, nem todos os temas relevantes terão igual importância e ênfase dentro do relatório.
Fonte: http://www.globalreporting.org

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO (ODM)
Compromisso aprovado por 191 países, em 2000, que prevê um conjunto de oito objetivos para melhorar a qualidade de vida, saúde, educação e meio ambiente do planeta. Até 2015, espera-se tirar da miséria cerca de 1 bilhão de pessoas que vivem com menos de US$ 1 por dia e garantir que todas as crianças estejam matriculadas em escolas.
Fonte: http://www.objetivosdomilenio.org.br

PACTO GLOBAL (GLOBAL COMPACT)
iniciativa desenvolvida pela ONU com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos, nas áreas de desenvolvimento humano, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, refletidos em 10 princípios.
www.pactoglobal.org.br

PEGADA ECOLÓGICA (FOOTPRINT)
Mostra até que ponto nossa maneira de viver está de acordo com a capacidade que o planeta tem de oferecer, e renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por anos. Não é uma medida exata, e sim uma estimativa do tamanho das áreas produtivas, de terra e de mar, que uma pessoa ou toda uma sociedade utiliza para viver.
Fonte: www.wwf.org.br

PRINCÍPIOS DO EQUADOR
São critérios mínimos para a concessão de crédito acima de US$ 10 milhões, que asseguram que os projetos financiados sejam desenvolvidos de forma socioambientalmente responsável. Os objetivos são garantir a sustentabilidade e reduzir o risco de inadimplência. Foram criados em outubro de 2002, quando a International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, promoveu um encontro de bancos privados internacionais, para discutir experiências com investimentos em projetos envolvendo questões sociais e ambientais em mercados emergentes. 
http://www.compendiosustentabilidade.com.br

PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L)
Aplicação contínua de uma estratégia ambiental preventiva integrada a processos, produtos e serviços, para aumentar a eficiência global e reduzir riscos para a saúde humana e o meio ambiente. A P+L pode ser aplicada a processos usados em qualquer indústria, a produtos em si e a vários serviços providos à sociedade. 
Fonte: United Nations Environmental Programme, http://www.unep.org

PROTOCOLO DE QUIOTO
Acordo internacional lançado em 1997, no Japão, para estabilizar a concentração de gases que provocam o efeito estufa e garantir o modelo de desenvolvimento limpo. Entrou em vigor em 2005 e prevê que, entre 2008 e 2012, os países desenvolvidos reduzam suas emissões em 5,2%, em relação aos níveis de 1990. 
Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE
Focaliza os processos pelos quais a empresa mede, comunica e desenvolve seus valores, processos, objetivos e metas. O relatório é uma ferramenta para a promoção desses objetivos, à medida em que se torna uma referência como indicador da gestão empresarial com enfoque social e ambiental.
Fonte: http://www.cebds.org.br

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL/CORPORATIVA (RSE)
A RSE é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. 
Fonte: http://www.ethos.org.br

RISCO SOCIOAMBIENTAL
São potenciais danos que uma atividade econômica pode causar à sociedade e ao meio ambiente.
Fonte: Banco do Planeta - http://www.bancodoplaneta.com.br

STAKEHOLDERS
Stakeholder (em português, público de relacionamento) é um termo usado para designar pessoas, empresas, instituições e comunidades que influenciam ou são influenciadas pelos resultados de uma organização: acionistas, funcionários, fornecedores, credores, clientes, governo e sociedade, entre outros.
Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br

SUSTENTABILIDADE
É a aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável pelas empresas. Sustentabilidade é um jeito de fazer as coisas, de tomar decisões levando em conta as pessoas, o lucro e o planeta. Para as organizações, é uma forma de gestão dos funcionários, do impacto ambiental, da relação com comunidade, clientes e fornecedores.
Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL OU CORPORATIVA
Para o setor empresarial, o conceito de sustentabilidade promove inclusão social, reduz – ou otimiza – o uso de recursos naturais e o impacto sobre o meio ambiente, preservando a integridade do planeta para as futuras gerações, sem desprezar a rentabilidade econômico-financeira da empresa. Essa abordagem cria valor ao acionista e proporciona maior probabilidade de continuidade do negócio no longo prazo, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento sustentável de toda a sociedade neste planeta.
Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br

TECNOLOGIA LIMPA
Desenvolvimento de técnicas e alternativas viáveis de minimização do impacto ambiental. Definem-se como tecnologias limpas aquelas que reúnem as seguintes características: utilizam compostos não agressivos e de baixo custo, exigem menor consumo de reagentes, produzem pouco ou nenhum resíduo e permitem controle mais simples e eficiente de sua eliminação.
Fonte: http://www.fiec.org.br/iel/bolsaderesiduos/artigos

TRIPPLE BOTTOM LINE OU PEOPLE, PROFIT AND PLANET
Conceito que resume o tripé da sustentabilidade, segundo o qual, para ser bem-sucedida no longo prazo, a empresa deve buscar equilíbrio e harmonia nos desempenhos econômico, social e ambiental.
Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br

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